sexta-feira, 31 de maio de 2013

OMG-FALAR EM PÚBLICO

p-01

Fala a verdade, quem ai nunca ficou super nervosa antes de uma apresentação de trabalho na escola? Eu me lembro de uma vez lá no comecinho do meu 1º ano do ensino médio no IFET aqui de JF, quando eu ainda era bem tímida. Tínhamos que apresentar um trabalho e quando chegou a minha vez eu fiquei tão nervosa, que simplesmente esqueci tudo e não conseguia falar nenhuma palavra. Foi uma experiência horrível. O tempo passou e eu acabei fazendo amigos e como acontece com todo mundo, eu amadureci e logo consegui superar esse lance da timidez. Era engraçado, pois toda vez que tinha um trabalho eu sempre era a “que vai falar lá na frente”.


Depois eu fui pra faculdade e me deparei com um monte de gente que eu não conhecia. Mas ai foi mais tranquilho, apesar de rolar aquele medinho, já não era tão paralisante como antes. Depois eu fui descobrir o quanto essas experiências são importantes para a nossa vida profissional. Independente da faculdade e do ramo que  você vai trabalhar, apresentar-se bem em público é de extrema importância. Lá na faculdade e no ensino médio, a gente deve aproveitar essas oportunidades para  perder o medo de falar na frente das pessoas e depois disso, devemos investir em aprender como melhorar nossa apresentação em público.

Hoje o mercado está super seletivo e competitivo. A tensão já começa na hora da entrevista, quando estamos concorrendo a uma vaga juntamente com outras pessoas. Qualquer diferencial pode eleger um candidato, não é verdade? Além de se destacar na hora da entrevista, hoje muitas empresas procuram pessoas que tenham boa desenvoltura para falar em público.

Nem todo mundo tem facilidade em falar na frente de uma câmera ou frente de outras pessoas, mas isso não quer dizer que superar isso é algo impossível. Como tudo na vida, é só questão de treino e força de vontade.

Aqui vai algumas dicas para quem quer fazer uma boa apresentação.

01) Medo: você sabia que todos os maiores oradores que conhecemos hoje confessaram que  suavam frio antes de uma apresentação? Então relaxe, você não é a primeira a passar por isso.

02) Naturalidade: nada melhor para que uma apresentação seja agradável é que você seja você mesma. Nada de tentar falar difícil (o que é diferente de usar um vocabulário casual tipo: “e ai, cara?”, “tipo assim” e etc) e nada de tentar ser outra pessoa. Seja você, coloque a sua personalidade na sua apresentação.

03) Voz e respiração: a regra é falar com calma e clareza. Respire fundo e pronuncie as palavras com boa entonação e pausadamente.

04) Gestos: nada de ficar passando a mão no cabelo, cruzar os braços, colocar as mãos no bolso e andar rápido de um lado para o outro (o que acontece muito quando a pessoa está nervosa, já perceberam?).

05) Venda a sua ideia: seja uma trabalho na faculdade ou uma apresentação no seu emprego, seja convincente sobre o tema que você está falando e antes de mais nada acredite na sua ideia. Estude e pesquise antes, isso ajuda a ter mais segurança na hora de se apresentar.

Essas são apenas algumas dicas. Para quem quer aprimorar a sua apresentação e aprender várias outras técnicas como apresentar um projeto, vender uma ideia, como conhecer seu público, como se portar e muito mais, precisa conhecer o curso “Aprenda a falar em público“. Eu recomendo e com certeza vai ser um ótimo investimento para sua vida profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário